Hiroshima - Bomba Atómica

6 de agosto de 2009

Put your parsed adsense code here
O Japão assinala os 64 anos do primeiro ataque nuclear da história com um apelo à total abolição das armas nucleares até ao ano de 2020.



Cinquenta mil pessoas participaram nas cerimónias na cidade japonesa de Hiroshima, entre elas numerosos sobreviventes da tragédia.

O primeiro-ministro japonês Taro Aso defendeu o fim do armamento nuclear: «O Japão foi o único país do mundo vítima da bomba atómica. Os sofrimentos de Hiroshima e Nagasaki não podem voltar a acontecer. Temos de trabalhar para abolir as armas nucleares e criar a paz mundial», disse Taro Aso.



O presidente da câmara de Hiroshima elogiou a posição de Barack Obama, e afirmou que, como a única potência a ter utilizado a bomba atómica, os Estados Unidos têm a «responsabilidade moral de actuar para obter um mundo sem armas nucleares».

No final de 1945, 140 mil pessoas tinham morrido na sequência do ataque a Hiroshima, muitas outras morreram nas décadas seguintes devido a doenças e ferimentos.

Às 08H15 locais desta quinta-feira, a hora exacta em que a bomba explodiu em 1945, os participantes da cerimónia levantaram-se e rezaram em silêncio pela memória dos milhares de vítimas.

Fonte: Jornal Digital




1 comment

Anónimo disse...

Como disse J. Robert Oppenheimer, após o 1º teste bem sucedido da Bomba atómica. "Now I am become Death, the destroyer of worlds." citando uma escritura Hindu, a Bhagavad-Gita. Como se pode ver neste pequeno filme o ar dele, acho que diz tudo. http://www.atomicarchive.com/Movies/Movie8.shtml

Não reparei ninguém nas noticias a relembrar este dia, mas deveria ser tão falado, como a transferência do Ronaldo.... para não cair no esquecimento.

Cumprimentos

7 de agosto de 2009 às 21:25
Posts Relacionados