Os yakuza

18 de fevereiro de 2009

Put your parsed adsense code here
Os Yakuza ヤクザ são uma organização criminosa japonesa.



Os Yakuza surgiram como bandos organizados e obedeciam a regras específicas. Com o tempo, passaram a influenciar diversos segmentos da sociedade japonesa. Foi no início do século XVII que nasceram, nos grandes centros urbanos de Osaka e Edo (actual Tokyo)

Os Yakuza criaram um estatuto e um código baseado nas relações de fidelidade entre o padrinho (oyabun) e seu protegido (kobun): a cerimónia de consagração consiste na troca do copo de saquê e representa a entrada no gangue e os laços de sangue. No grupo há regras bem específicas, como por exemplo, a proibição de tocar na mulher de outro membro ou revelar informações sobre a organização.

Os grupos são organizados à semelhança de uma família, possuindo talvez a mais rígida das hierarquias do mundo dos crimes. O oyabun (pai) é o chefe, wakashu são seus filhos e kyodai são seus irmãos. Todos devem total obediência e lealdade ao oyabun, e em troca ele oferece protecção a todos de seu grupo. Os membros não devem ter medo de morrer pelo oyabun, e devem concordar com tudo o que ele diz.

Há dois tipos de yakuza: aqueles que pertencem a um grupo e os "independentes". Os "independentes" não pertencem a nenhum grupo, por isso têm dificuldades para agir, pois os grupos não permitem que eles actuem nos seus territórios. Os grupos costumam usá-los como bode expiatório ou pagar-lhes para realizar um serviço no qual não queiram envolver o grupo todo. Se o "independente" for realmente ambicioso e capacitado, pode até começar um grupo do zero, mas geralmente, quando não é morto, torna-se membro de algum já existente.

Principais famílias Yakusa:

Um documentário sobre as tatuagens dos Yakuza (Inglês)


2ª Parte

0 comments

Posts Relacionados